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Como criar um funil ou meta no Google Analytics?

Entender como seu site está atingindo seus objetivos é fundamental, e as metas dentro do Google Analytics permitem que você entenda se as pessoas estão convertendo em seu site.

google analytics

 

Na maioria dos casos, você deve conseguir começar a trabalhar rapidamente.

Depois de configurado, você encontrará dados de conversão em seu relatório inicial do Google Analytics:

• Você poderá acessar métricas de conversão, como conclusões de meta e taxa de conversão de meta:

• E você encontrará métricas de conversão informadas nas colunas ‘Conversões’ de seus relatórios.

Portanto, quer você esteja começando do zero ou já tenha alguns objetivos configurados no Google Analytics, vale a pena reservar alguns minutos para verificar se tudo está configurado corretamente.

Vamos ver um passo a passo!

 

QUANDO É NECESSÁRIO USAR UMA CONTA NO GOOGLE ANALYTICS?

Além disso, junto com as conversões de comércio eletrônico, as metas são um meio principal para o Google Analytics relatar o sucesso do seu site.

Nesse sentido, é uma boa ideia definir metas para ações que reflitam os objetivos de nível superior do seu site – você pode ter até 20 metas por visualização, então não hesite.

Cada site é diferente, mas algumas metas que você pode querer configurar incluem:

• Inscrever-se para receber atualizações por e-mail

• Enviar um formulário de contato

• Registrar-se para receber um recurso

• Inscrições de membros

• Agendar um compromisso

• Registros de sites

• Assistir a vídeos incorporados

Se você está lutando para definir quais devem ser os objetivos do seu site, pense em como encerraria a declaração: “Quero que as pessoas venham ao meu site e…” Esta é uma ótima maneira de começar o planejamento de objetivos.

Uma meta precisa ser configurada antes de você começar a ver os dados que aparecem em seus relatórios.

É por isso que as metas devem ser configuradas o mais cedo possível e você também deve revisar suas metas ao longo do ano.

Garantir que suas metas continuem refletindo seus objetivos e sejam configuradas corretamente é uma parte importante para manter a implementação do Google Analytics atualizada.

 

TIPOS DE METAS

Existem quatro tipos de metas que você pode configurar no Google Analytics:
Meta de destino: uma página da web específica é visualizada, por exemplo, uma página de ‘agradecimento’ para a assinatura de um boletim informativo.

Duração: uma sessão durou um certo período de tempo, por exemplo, 10 ou mais minutos.

Páginas por sessão: um número mínimo de páginas foi visualizado pelo usuário durante a sessão.

Evento: aconteceu algo que você codificou em seu site para enviar ao Google Analytics como um evento. Por exemplo, o usuário clicou em um link para um serviço de mídia social.

Objetivo Inteligente: esse tipo de meta contará automaticamente as conversões para os usuários mais engajados em seu site.

Você precisa ter o Google Ads vinculado ao Google Analytics e pelo menos 500 cliques de seus anúncios para que essa opção esteja disponível.

Ele usa o aprendizado de máquina do Google para determinar se uma conversão deve ser contada.

 

COMO CONFIGURAR UMA META E UM FUNIL DE VENDAS?

Vamos percorrer as etapas para configurar a meta mais comum – uma meta de destino.

É aqui que alguém visualizou uma página específica em seu site, talvez uma página de ‘agradecimento’ exibida depois de se inscrever para receber seu boletim informativo por e-mail.

Contudo, comece acessando seu site e navegando por ele, concluindo as etapas que você espera que sejam necessárias para chegar à página de agradecimento.

Conforme você avança, registre os URLs das páginas que você visita, até a página de agradecimento. Aqui está um exemplo de como as etapas podem ser:

https://www.site.com

https://www.site.com/notícias/

https://www.site.com/notícias/inscrição

https://www.site.com/notícias/agradecimentos

Neste exemplo, o usuário iria para a sua página inicial, depois para a seção de notícias, para a página do formulário de assinatura do boletim informativo e, finalmente, para a página de agradecimento.

Nesse caso, a página de destino que você configurará para sua meta é a última (a página de agradecimento), porque é isso que você deseja contabilizar como uma conversão.

 

CONFIGURANDO SUA META

Primeiro, confirme se você tem o nível correto de permissão para adicionar metas. Apenas usuários com permissões de nível de edição podem adicionar metas a uma vista de relatórios.

ETAPA 1

Navegue até ‘Admin’ no Google Analytics.

ETAPA 2

Selecione a visualização de relatórios à qual deseja adicionar uma meta.

ETAPA 3

Selecione ‘Meta’.

ETAPA 4

Clique em ‘Adicionar nova meta’.

ETAPA 5

Contudo, se você vir modelos de metas, recomendo selecionar ‘Personalizado’. Em seguida, clique em ‘Continuar’. Isso permite que você defina seu próprio objetivo do zero.

ETAPA 6

Dê ao seu objetivo um nome claro e conciso.

ETAPA 7

Você pode escolher um ‘ID de slot de meta’ que permite agrupar metas em seus relatórios.

ETAPA 8

Para o tipo de meta, clique em ‘Destino’. Em seguida, clique em ‘Continuar’.

ETAPA 9

Insira o caminho da página do URL final que você anotou anteriormente como o ‘Destino’. Idealmente, esta deve ser uma página que as pessoas verão apenas se tiverem concluído a meta.

Como uma conversão de meta será informada sempre que esta página for carregada, você não deseja que seus números de conversão sejam aumentados por visualizações de página que não sejam conclusões de meta genuínas.

ETAPA 10

Como selecionamos ‘Destino’ como nosso tipo de objetivo, isso significa que podemos definir um funil. Estas são simplesmente as páginas que esperamos que as pessoas vejam antes de converter.

Ao definir essas etapas, poderemos usar os relatórios de fluxo de meta e visualização do funil dentro do Google Analytics. Você deve incluir apenas etapas diretamente vinculadas à ação de conversão.

ETAPA 11

Clique em ‘Verificar esta meta’ e verifique se a taxa de conversão da meta parece precisa com base nos dados dos sete dias anteriores.

Se a taxa de conversão de meta não parecer muito correta ou estiver mostrando zero, você precisará verificar a configuração de sua meta.

 

ETAPA 12

Clique em ‘Salvar’. Seu objetivo agora é rastrear. Agora você só precisa esperar que os dados de conversão de meta comecem a aparecer em seus relatórios.

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