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nicho de mercado

Como melhor definir o nicho de mercado?

Quando se tem uma ótima ideia para um negócio, mas ainda não está pronto para lançá-la, existem etapas que ajudaram a descobrir o melhor que se encaixa com suas competências e habilidades, assim criando pontos de partida.

 

Nenhuma empresa especialmente uma pequena, pode ser tudo para todas as pessoas.

Quanto mais estreitamente se puder definir o mercado-alvo, melhor. Esse processo é conhecido como criação de nicho e é a chave do sucesso até mesmo para as maiores empresas.

Existem alguns proprietários de empresas que definiram seu nicho de mercado e têm uma imagem clara de para quem estão fazendo marketing.

No entanto, existem outros que tendem a desistir ou não têm certeza.

Frequentemente, os donos de organizações veem um nicho de mercado como uma forma de estreitar as vendas ou cortar uma margem de lucro, então temem isso.

A verdade é que um nicho de mercado pode ser definido como um componente que dá poder ao negócio, ou seja, o mesmo permite que se defina qual o público que deseja alcançar.

Quando se sabe disso, é fácil determinar onde a energia de marketing e dinheiro devem ser gastos.

 

 

MERCADO

 

É importante ter um nicho de mercado bem definido ao planejar uma estratégia de marketing na Internet e alcançar o sucesso.

O equívoco mais comum sobre o marketing online é que, se construí-lo, eles virão, ou que ter um negócio online o tornará rico.

A realidade é que se tem que encontrar o um nicho de mercado, oferecer um produto ou serviço que está demandando e fazer com que o mesmo venda.

Definir um nicho de mercado antes de embarcar em uma estratégia de marketing é importante pelos seguintes motivos: Maximizar o orçamento de marketing ao direcionar o nicho de mercado definido; saber exatamente onde anunciar; procurar para encontrar blogs e sites relacionados que atendam o mercado;

O site pode então ser otimizado para os mecanismos de pesquisa para que o nicho de mercado possa ser encontrado facilmente; desenvolver um site para orientar os visitantes e ajudá-los a encontrar o que desejam de acordo com suas necessidades.

 

Um nicho de mercado definido facilita o desenvolvimento de ideias para novos produtos ou serviços que atraem um público específico.

Muitas pessoas falam em encontrar um nicho como se fosse algo embaixo de uma rocha ou no final do arco-íris, já pronto.

Bons nichos não caem apenas em no colo, mas devem ser cuidadosamente elaborados para focar em um negócio, encurralar o mercado e fazer com que os clientes o procurem.

 

Criar um bom nicho envolve seguir processos e etapas, tais como:

 

1. Faça uma lista de desejos.

Com quem se deseja fazer negócios? Ser o mais específico possível. Identificar a área geográfica e os tipos de negócios ou clientes em potencial para tal.

 

No entanto, se não sabe com quem deseja fazer negócios, não pode fazer contato, mas sim deve reconhecer que não pode fazer negócios com todos, caso contrário, corre o risco de se exaurir e confundir os clientes.

 

2. Foco.

Esclarecer o que quer vender, lembrando que: Não pode ser tudo para todas as pessoas; menor é maior; o nicho não é o mesmo que o campo em que se trabalha.

Por exemplo, um negócio de varejo de roupas não é um nicho, mas um campo. Um nicho mais específico pode ser, por exemplo, roupas de maternidade.

Para iniciar esse processo de focalização, o uso de técnicas ajuda muito: Fazer uma lista das coisas que se faz melhor e as habilidades implícitas em cada uma delas; listar as conquistas; identificar as lições mais importantes que aprendeu na vida; procurar padrões que revelem um estilo ou abordagem para resolver problemas.

Um nicho deve surgir naturalmente de interesses e experiências.

Por exemplo, se você passou 10 anos trabalhando em uma empresa de consultoria, mas também passou 10 anos trabalhando para uma pequena empresa familiar, pode decidir iniciar uma empresa de consultoria especializada em pequenas empresas familiares, ou até mesmo se tem um conhecimento amplo sobre determinado assunto e correu atrás para alcançar tais habilidades já é um bom começo.

 

3. Descreva a visão de mundo do cliente.

 

Uma empresa de sucesso usa uma regra que, é fazer para aos outros o que eles fariam a si mesmos.

Quando se olha o mundo da perspectiva dos clientes em potencial, pode identificar as necessidades e desejos dos mesmos.

A melhor maneira de fazer isso é pesquisar e conversar com possíveis clientes e identificar as principais necessidades.

 

4. Sintetizar.

 

Nesta fase, o nicho deve começar a tomar forma à medida que as ideias, necessidades e desejos do cliente se unem para criar algo novo.

 

Um bom nicho tem cinco qualidades: Levar aonde se deseja ir, ou seja, está de acordo com uma visão de longo prazo; alguém quer isso; cuidadosamente planejado; ter um diferencial, permitindo desenvolver diferentes centros de lucro, garantindo assim o caminho para o sucesso.

 

5. Avaliar.

 

A princípio, avaliar um produto/serviço proposto. Talvez descubra que o nicho que se tinha em mente requer mais viagens de negócios do que está pronto para fazer.

Isso significa que ele não atende a critérios, não levando aonde se deseja chegar.

Então, jogue fora e passe para a próxima ideia.

 

6. Testar.

 

Assim que tiver uma correspondência entre nicho e produto, fazer um teste de mercado.

No entanto, dê às pessoas a oportunidade de comprar o produto/serviço, não apenas teoricamente, mas de fato colocá-lo à venda.

 

7. Vá em frente.

 

É hora de implementar a ideia. Para muitos empresários, está é a fase mais difícil.

Mas não tema: Se fez o planejamento, saiba que ao entrar no mercado será um risco calculado, não apenas uma aposta.

 

Conclusão

 

A princípio, esta é a importância da criação do nicho antes mesmo de iniciar o negócio, saber com quem quer se comunicar e para quem vai direcionar seus produtos.

Além disso, a criação e identificação de um nicho, vai tornar seu negócio objetivo e com mais chances de reconhecimento por ser direcionado exatamente para quem terá mais tendência a ter interesse.

Por fim, use a criação de nicho como uma ferramenta de estratégia de marketing fundamental e necessária.

 

 

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[…] muitos casos, ele é usado de forma intercambiável, mas geralmente um cliente potencial é alguém que teve algum tipo de contato com sua empresa e ainda está […]

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[…] seria tal: objetivos, aumentar o número de vendas e/ou lucro; estratégia de marketing, focar em novos seguimentos de mercado; plano de marketing, desenvolver campanhas de comunicação voltadas para o público; ação de […]