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Funil de vendas

Guia definitivo de como criar um funil de vendas

 

Um funil de vendas é uma estratégia de marketing projetada para transformar clientes frios em clientes de longo prazo, canalizando- os em cinco estágios.

 

A metáfora do “funil” significa que você começará com um grande público de compradores em potencial que eventualmente se reduzirá a um grupo menor de clientes altamente segmentados e de alto valor.

Você tem um ótimo produto ou serviço e há muitos clientes por aí, mas como você os reúne para maximizar suas vendas?

A resposta é um funil de vendas bem planejado e executado que pode guiar seus clientes em potencial desde o primeiro contato com sua marca até a conversão.

Usando um funil de vendas, os leads frios podem ser efetivamente “aquecidos” antes de receberem um argumento de venda para sua oferta, fazendo com que clientes potenciais que inicialmente rejeitariam seu produto se tornem clientes leais que estão até mesmo dispostos a indicar seus produtos a amigos ou falar sobre sua marca nas redes sociais.

Um funil de vendas, simplesmente, é a estratégia que determina a jornada do comprador para novos clientes em potencial.

Se você deseja que o processo de vendas da sua empresa seja executado da forma mais eficiente possível, você deve absolutamente obter o funil de marketing para as vendas, ou seja, o processo de converter um visitante ou navegador em um cliente.

Prospecção é um termo usado de forma diferente com base na empresa.

Em muitos casos, ele é usado de forma intercambiável, mas geralmente um cliente potencial é alguém que teve algum tipo de contato com sua empresa e ainda está interessado.

A seguir, vamos dar uma olhada no processo geral de vendas e como ele se encaixa no funil de vendas.

plano

 

Consciência

A primeira etapa de qualquer funil de vendas é informar ao cliente potencial que você existe.

Você pode fazer isso de várias maneiras, como marketing de mídia social, marketing por e-mail, ligações não solicitadas, participação em eventos, publicidade e boca a boca.

A maneira como você informa as pessoas sobre sua empresa depende realmente do produto ou serviço que está vendendo.

 

Comunicação

Você precisa se comunicar seus clientes potenciais.

Em outras palavras, você precisa mostrar às pessoas por que precisam do seu produto e/ou serviço e como ele funciona.

Nesse estágio, você pode começar a promover vendas. Em vez disso, pense em como se tornar amigo de um cliente em potencial.

Por exemplo, se você é um vendedor de carros falando com alguém que está olhando para veículos em seu estacionamento, você pode ter uma conexão comum com o fato de ambos terem filhos, de modo que você pode direcionar o cliente em potencial para veículos com alta classificação de segurança ou são ótimos para famílias em crescimento, já que você está falando sobre suas próprias experiências.

 

 

Avaliação

Os clientes em potencial precisam de tempo para descobrir se fazer uma compra é a melhor opção.

Nesse ponto, geralmente faz sentido recuar um pouco. Em nosso exemplo de vendedor de carros, uma parte importante do processo de avaliação é o test drive.

Dependendo do seu setor, você pode dar a alguém uma amostra grátis ou uma demonstração.

Se você não está vendendo pessoalmente, os vídeos podem ser extremamente eficazes aqui.

Frequentemente, durante o processo de avaliação, os clientes em potencial precisam conversar com outras pessoas sobre a compra potencial, então é aqui que construir uma base de fãs leais é útil.

Comprometimento

Alguém se comprometeu a comprar seu produto. Algumas pessoas combinam isso com a próxima etapa, “compra”, mas dependendo do seu setor, essa pode ser uma etapa totalmente diferente.

Às vezes, as pessoas assumem um compromisso verbal de comprar, mas depois vão embora e nunca mais voltam para fazer uma compra.

Portanto, se alguém disser que pretende comprar, é sua função conseguir chegar a mesma.

 

Cliente Repetido

Embora seu funil de vendas termine quando alguém faz uma compra, há outro nível fora do funil de vendas.

Por exemplo, alguém que faz compra uma casa pode não fazer uma compra novamente por muito tempo, mas eles contam a outras pessoas sobre sua empresa e os incentivam a fazer uma compra.

Isso é extremamente importante para encontrar mais clientes para a parte de reconhecimento do funil de vendas. O boca a boca é poderoso.

O cliente frequente é ainda melhor, pois na verdade ele está fazendo outra compra.

Eles podem não precisar da sua ajuda para fazer essa compra ou podem ser embaralhados de volta para o processo de vendas novamente. Mais uma vez, isso depende das especificidades do seu setor.

 

Encontrar mais oportunidades

Nem tudo funcionará para todos os negócios.

Escolha os métodos que funcionam melhor para você em termos de seus recursos disponíveis e o que funciona para seu público.

redes sociais

 

Redes sociais

As redes sociais são um lugar incrível para se conectar com seus clientes, mas não perca as oportunidades de encontrar novos.

Espalhe promoção de seus próprios links ao longo do dia, em vez de agrupar todos juntos.

Lembre-se de que seus clientes podem estar em fusos horários diferentes ou ativos em horários diferentes com base em suas obrigações familiares e de trabalho.

Compartilhe o mesmo link em momentos diferentes e acompanhe seu envolvimento para ver se os mesmos obtêm mais cliques de manhã, à tarde ou à noite.

Da mesma forma, teste se você obtém um melhor envolvimento durante a semana ou nos fins de semana.

Existem muitos especialistas felizes em compartilhar suas opiniões sobre o que funciona melhor, mas até você realmente testar, você não pode saber.

Cada público é diferente.

Um blog pode compartilhar notícias da empresa e informações sobre seus produtos/serviços, mas pense nele também como um gerador de clientes por meio de otimização de mecanismo de pesquisa SEO.

Se você não sabe muito sobre SEO, mas basicamente, esta é a prática de garantir que as postagens do seu blog ou outras páginas do site apareçam nos resultados de pesquisa quando alguém digitar uma determinada frase.

Você pode usar o palavras- chave do Google em seu setor que tenham um alto volume de pesquisas.

Tenha uma maneira de coletar informações, como incentivar as pessoas a se inscreverem em sua lista de e-mail.

Caso contrário, as pessoas poderiam ler suas postagens e nunca mais voltar, o que significa que você não pode contatá-las para movê-las para o funil de vendas.

 

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