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Guia definitivo: Google Meu Negócio

 

A princípio, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita desenvolvida pelo Google para profissionais que aumenta a visibilidade de suas empresas no mecanismo de busca. Também oferece a possibilidade de criar uma imagem de marca online.

O GMB substituiu o Google + Local desde 2012 e está acessível no computador, tablet, Android ou iPhone.

O Google Meu Negócio reúne na mesma interface várias ferramentas do Google, como Youtube, Google Maps, Google Analytics, Google Adwords… que permitem que os profissionais mantenham atualizadas as várias informações transmitidas, compartilhem notícias da empresa, respondam às avaliações dos clientes… etc.

 

PARA QUE SERVE O GOOGLE MEU NEGÓCIO?

 

Primordialmente, a página do Google Meu Negócio permite que você (além dos motivos mencionados acima):

Aumente a visibilidade da sua empresa nos resultados;

Para compartilhar a história do seu estabelecimento;

Deposite sua localização no Google Maps;

Interaja diretamente com seus clientes,

preencha todas as informações úteis (horário de funcionamento, endereço postal, produtos ou serviços que você comercializa…);

Analise e desenvolva sua presença online graças às estatísticas fornecidas.

 

COMO FUNCIONA O GOOGLE MEU NEGÓCIO?

 

Para usar o Google Meu Negócio, você deve ter uma conta do Google. Além disso, o Google Meu Negócio é uma interface muito fácil de usar, por isso damos algumas dicas para que sua página funcione melhor!

 

DICA 1 – USE O PAINEL

 

O painel está no canto superior esquerdo da sua página: ele representa o menu principal da sua página. Além disso, consiste em 18 guias contendo todos os serviços fornecidos pelo Google Meu Negócio.


Por exemplo, há a guia “revisões” que permite que você tenha acesso a todas as avaliações enviadas por seus clientes em seu arquivo, a guia “serviços” que permite detalhar todos os serviços que você fornece ou a guia “estatísticas” que oferece as estatísticas em sua página, você ainda tem 15

 

DICA 2 – RESPONDA A AVALIAÇÃO DE CLIENTES

 

Em unidades físicas, bem como para a web, as avaliações dos clientes são muito importantes. Hoje, mais do que a maioria dos clientes confia nas avaliações enviadas por outros clientes.

 

De acordo com um estudo do IFOP, mais de 8 em cada 10 consumidores consultam as avaliações dos clientes antes de comprar um produto/serviço.

 

Sobretudo, o Google Meu Negócio lhe dá a oportunidade de se comunicar diretamente com seus clientes e, possivelmente, fornecer uma resposta. Além disso, aconselhamos você:

Usar um tom profissional;

Permanecer educado e cortês;

Agradecer aos clientes por suas opiniões;

 

As avaliações também são muito importantes para a sua empresa, desde que sejam positivas, oferecem publicidade gratuita, melhor visibilidade e, consequentemente, um aumento no volume de negócios.

 

DICAS 3 – POSTAGENS

 

Para postar postagens, basta acessar a guia “postagens” (recurso que existe desde 2017), que está no menu principal no canto superior esquerdo da tela. Além disso, ao criar uma postagem, você terá a escolha entre 5 categorias:

Informações sobre COVID-19;

Adicione uma oferta;

Adicione um produto;

 

A princípio, um post no GMB deve ter no máximo 300 caracteres e deve usar os botões “Call to Action“, como “saiba mais”, “book”, “pedido online” …etc.

 

DICA 4 – USE AS ESTATÍSTICAS PARA MELHORAR SEU NEGÓCIO

 

A princípio, para fazer isso, vá para a guia “estatísticas” no menu principal no canto superior esquerdo da sua página. O Google Meu Negócio oferece acesso direto a 9 estatísticas que são:

 

Modo de pesquisa da sua instituição (pesquisa direta, descoberta, por marca)

Solicitações inseridas para encontrar sua instituição (na maioria das vezes inseridas solicitações para o seu estabelecimento por usuários únicos);

Onde os clientes veem seu estabelecimento? (Serviços do Google usados por usuários da Internet para encontrar seu estabelecimento);

Ações do cliente (as ações mais comuns no seu arquivo);

Solicitações de rota (áreas geográficas das quais os clientes solicitam o itinerário para o seu estabelecimento);

Chamadas telefônicas (hora e número de chamadas de clientes para o seu estabelecimento);

Horas de influxo (do seu estabelecimento);

Visualizações de fotos (número de vezes que os usuários da Internet olham para suas fotos em comparação com outros estabelecimentos);

Número de fotos (em comparação com outros estabelecimentos);

A princípio, essas estatísticas permitem que você descubra quem são seus clientes, crie um link e se comunique diretamente com eles. Além disso, eles também aumentam sua visibilidade, analisando e desenvolvendo sua presença online.

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