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Guia definitivo: Parâmetro de UTM para seu site e anúncios

 

Quer saber quais campanhas de marketing geram mais tráfego? Ou talvez você queira saber se seus boletins informativos estão funcionando bem?
É aqui que os parâmetros UTM são úteis.

 

Em outras palavras, eles ajudam você a rastrear várias campanhas e fornecem os dados necessários para otimização.

Neste artigo, revisaremos os conceitos básicos das configurações do UTM e como você pode usá-las para melhorar suas atividades de marketing.

 

O QUE SÃO PARÂMETROS UTM?

 

As configurações UTM (Urchin Tracking Module) ou tags UTM são pequenos pedaços de código que você pode adicionar no final da sua URL para rastrear diferentes campanhas.

Com os códigos, você pode ver a eficácia de suas atividades promocionais e como os visitantes interagem com seu site. Uma URL normal ficaria assim:
https://exemplo.com/

Mas se você adicionar tags UTM, sua URL ficará assim:
https://exemplo.com/?

utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=onboarding
Agora que você sabe quais são os códigos de rastreamento UTM, vamos ver como eles funcionam.

 

COMO FUNCIONAM AS CONFIGURAÇÕES UTM?

 

URLs contendo códigos UTM funcionam como qualquer outro link clicável. Mas quando um usuário clica no link, o Google Analytics usa tags UTM para diferenciar cada URL das outras.

Ele usa configurações para registrar informações como número de visitantes, fontes de tráfego, palavras-chave, cliques, etc.

 

TAGS DOS PARÂMETROS UTM

 

Existem 5 tags em um parâmetro UTM:

Fonte (utm_source): Mostra o site de onde seus visitantes vêm, como Google, Facebook, Twitter ou o nome do seu boletim informativo;

Suporte (utm_medium): Usado para identificar o suporte do seu tráfego, como e-mail;

Campanha (utm_campaign): você pode adicionar um nome de campanha, produto ou palavra-chave para identificar diferentes atividades promocionais para rastreamento;

Prazo (utm_term): se você veicular anúncios pagamento por clique (PPC) para a promoção, essa tag ajuda você a identificar as palavras-chave pagas para sua campanha;

Conteúdo (utm_content): esta tag permite que você veja em qual item, como um CTA ou banner, o usuário clicou e ajuda a otimizar seus anúncios.

 

5 MANEIRAS DE USAR OS PARÂMETROS DE UTM

 

Uma vez que os bancos de dados estejam cobertos, agora mostraremos diferentes maneiras de usar as configurações. Vamos começar:

 

1. MEDINDO O RETORNO DAS MÍDIAS SOCIAIS

 

As tags UTM ajudam você a justificar seus esforços nas redes sociais. Ao adicionar configurações aos seus links para redes sociais, ou seja, você pode ver quais campanhas foram mais eficazes na geração de tráfego e conversões.

Com base nos dados, você pode otimizar outras campanhas e medir efetivamente o retorno sobre o investimento (ROI) de suas atividades de mídia social.

Por exemplo, você está organizando um concurso e quer ver quais plataformas sociais funcionam melhor. Além disso, você pode adicionar tags para cada canal social que usa para a promoção e, em seguida, ver o que funciona melhor.

 

2. ACOMPANHE O DESEMPENHO DA SUA NEWSLETTER POR E-MAIL

 

Você quer ver qual boletim informativo por e-mail atraiu mais visitantes para o seu site? Nesse sentido, adicionar configurações UTM aos seus links será útil.

Você pode adicionar tags à sua URL em um boletim informativo e obter informações sobre o desempenho delas. Se um boletim informativo gera muito tráfego, isso significa que as pessoas gostaram e acharam digno de um clique.

Por outro lado, ajuda você a identificar e-mails que não funcionam muito bem. Dessa forma, você pode evitar usar essas cópias e modelos de e-mail no futuro.

 

 

3. ENCONTRE O LOCAL CERTO PARA O BANNER PUBLICITÁRIO

 

Se você lançar várias campanhas pagas, é importante saber onde colocar seus anúncios. Contudo, As configurações do UTM podem ajudá-lo a saber em quais sites exibir seus anúncios e fornecer dados para suas conversões.

Por exemplo, digamos que você transmita dois tipos diferentes de banners para o mesmo produto. Um anúncio é colocado na barra lateral e o outro anúncio é exibido no rodapé.

Além disso, os dados na sua URL marcada UTM mostram que os anúncios nas barras laterais obtêm mais cliques e conversões do que os anúncios no rodapé. Isso fornece informações sobre o tipo de anúncios que você precisa criar e entregar em suas futuras campanhas.

 

4. MONITORE A EFICÁCIA DA SUAS CTAS

 

Outra maneira útil de usar os parâmetros UTM é determinar qual tipo de call to action (CTA) gera mais tráfego.

Ao adicionar parâmetros UTM a diferentes CTAs, você pode aprender mais sobre o texto a ser usado, a cor a ser selecionada, o design e o tamanho do CTA e sua localização. Em seguida, use os dados para otimizar e aumentar as conversões.

 

5. REALIZE TESTES A/B

 

Se você realizar testes A/B em seu site, as configurações UTM permitem diferenciar links para o mesmo produto ou página da web.

A tag de conteúdo (utm_content) destina-se especificamente a testes A/B. Você pode dizer à sua ferramenta de análise onde o link é colocado, como no logotipo ou texto. Com isso, você está pronto para aprender a criar um parâmetro UTM para sua URL?

 

COMO CRIAR CÓDIGOS UTM?

 

Existem duas maneiras de criar códigos UTM para o Google Analytics. Além disso, você pode criá-los manualmente e, segundo, pode usar uma ferramenta que faça o trabalho por você.

O problema com a abordagem manual é que os códigos UTM podem se tornar muito longos e é provável que você cometa um erro. Como resultado, haverá um erro de rastreamento e você não obterá os dados necessários para otimizar suas campanhas.

 

Contudo, uma maneira mais fácil de criar tags UTM é usar MonsterInsights. É o melhor plugin WordPress para o Google Analytics e permite que você crie códigos UTM em um instante e sem erros.

 

Além disso, ele oferece um construtor de URLs de campanha e tudo o que você precisa fazer é inserir os campos obrigatórios e copiar o URL personalizado. O gerador de campanhas UTM gerará automaticamente uma URL para você. Basta copiar o link e usá-lo para a promoção.

 

Você pode então visualizar o relatório no Google Analytics. Nesse sentido, abra sua conta e vá para Aquisição » Campanhas » Todas as campanhas. Aqui você pode ver o desempenho de todas as suas campanhas.

 

E isso é tudo! Contudo, com as informações coletadas por meio de códigos UTM no Google Analytics, você obtém uma imagem clara de suas fontes de tráfego, desempenho da campanha e comportamento do usuário. Então, usando os dados, você pode otimizar seus esforços de marketing para alcançar o máximo desempenho.

 

Sobretudo, esperamos que você goste do nosso artigo sobre o guia para iniciantes sobre configurações UTM. Você também pode consultar nosso guia sobre como rastrear links e cliques em botões no WordPress.

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