Agência de Marketing Digital Recife especialista SEO e Sites

Melhores dicas de produtividade para trabalhar em casa

Trabalhar em casa… Quem nunca sonhou com isso? Ter a liberdade de gerenciar sua agenda como quiser, ficar de pijama o dia todo, trabalhar pacificamente no conforto de sua casa sem sofrer interrupções de colegas ou perder 1 hora por dia no trânsito, não é o ideal?

 

trabalhar em casa

Esta é a visão que a maioria das pessoas que aspiram a isso tem de trabalho em casa.

 

Por outro lado, se você é autônomo ou se é um daqueles que têm a oportunidade de fazer o teletrabalho, certamente sabe que a visão da maioria das pessoas sobre o trabalho em casa está muitas vezes longe da realidade!

 

Para ajudá-lo a ser totalmente eficiente e produtivo enquanto trabalha em casa, reunimos em um único grande artigo, TODAS as melhores dicas que para ter sucesso em trabalhar bem e permanecer produtivo em casa.

 

1. DEFINA UM ESPAÇO DE TRABALHO SEPARADO

 

Se você realmente quer ser produtivo trabalhando em casa, é absolutamente necessário que você tenha um lugar ou quarto separado para estabelecer seu escritório em casa.

 

Porque você terá muita dificuldade em motivar ao máximo se trabalhar o dia todo da sua cama, no sofá ou na mesa da sua cozinha.

 

Mesmo que não haja nada de errado em si mesmo e seja possível ser produtivo nesses lugares ocasionalmente, não é uma solução vencedora a longo prazo.

 

Assim como você não trabalha em tempo integral na cafeteria, você também não deve trabalhar na mesa da sua cozinha, na cama ou no sofá em tempo integral.

 

Em vez disso, você deve configurar um espaço de trabalho separado reservado para suas atividades profissionais.

 

Isso ajudará você a se manter mais focado, evitando distrações como o sofá (que é um convite para descansar e ouvir TV) e, em seguida, fazer uma separação clara entre sua vida pessoal e profissional. Quando você estiver no seu espaço de trabalho, saberá que está no modo “trabalho”.

 

Se puder, é realmente melhor reservar um quarto separado da sua casa para estabelecer seu escritório. Esta é a sua área profissional, onde ele faz seu trabalho e conhece seus clientes.

 

2. TORNE ESTE ESPAÇO DE TRABALHO UM LOCAL INSPIRADOR

 

Depois de definir seu espaço de trabalho doméstico, outro aspecto importante é organizar adequadamente este espaço e torná-lo um lugar inspirador.

 

Em outras palavras, você quer que seu escritório o coloque em um estado mental favorável que o motive e o ajude a se concentrar em seu melhor emprego.

 

Infelizmente, existem alguns empreendedores que trabalham em tempo integral em casa, mas odeiam seu espaço de trabalho.

 

Eles não gostam da decoração e da atmosfera, a ponto de terem grande dificuldade em se concentrar e serem produtivos. Eles até se sentem obrigados a trabalhar ao ar livre como em um café, biblioteca ou espaço de “co-working” para encontrar motivação e inspiração.

 

Isso é decepcionante, já que a vantagem de poder trabalhar em casa é precisamente que você não precisa sair, mas poder ficar no conforto da sua casa.

 

Para evitar que isso aconteça com você, certifique-se de criar um espaço de trabalho bonito e inspirador que faça você querer passar um tempo lá.

 

Como fazer isso? Coloque móveis que o inspirem, cores que produzem o estado emocional que você está procurando, acessórios decorativos que falam com você, bem como vegetação…

 

Faça da sua mesa de trabalho um lugar inspirador e motivador.

 

3. DEFINA UM CRONOGRAMA DE TRABALHO IDEAL

 

Uma das grandes vantagens de trabalhar em casa (para aqueles que têm um horário flexível) é ter a oportunidade de organizar seu horário conforme desejado. Mesmo que seja ótimo, ainda tem um lado bom e ruim…

 

O ruim é que você nunca precisa trabalhar em um horário fixo e tem controle total sobre seu horário. Isso significa que, se você não tiver disciplina, poderá facilmente perder tempo louco todos os dias e não maximizar seu tempo de trabalho.

 

O bom agora é que, ao ter controle total sobre sua agenda, você pode criar um horário de trabalho ideal que esteja perfeitamente adaptado ao seu ciclo de produtividade e preferências.

 

A príncipio, você é produtivo de manhã cedo entre 8h e 11h? Você pode organizar seu cronograma de trabalho mais importante do dia durante esse período.

 

Você prefere dormir mais tarde e começar a trabalhar por volta das 11h? Sem problemas, você só precisa ajustar sua agenda de acordo e terminar mais tarde por volta das 18h.

 

Você gosta de trabalhar até tarde da noite? Você pode decidir trabalhar das 19h às 23h. Além disso, você gosta de ir à academia no meio da tarde para cortar seu dia pela metade e ventilar sua mente? Sem problemas, vá em frente.

 

Você entende o princípio? Ao trabalhar em casa, defina um horário de trabalho ideal que permita que você seja o mais produtivo possível.

 

Claro, esses horários não são rígidos e inflexíveis e você pode ajustá-los às necessidades de acordo com a realidade de cada semana.

 

4. DELIMITE SUA AGENDA PARA PRESERVAR SUA PRIVACIDADE

 

Um dos desafios de trabalhar em casa é que o trabalho pode facilmente invadir a vida pessoal. De fato, como seu escritório está diretamente localizado em sua casa, você pode ser facilmente absorvido no trabalho e ficar mais algumas horas em seu escritório, quando deve pegar para se dedicar à sua família ou outras atividades.

 

Além disso, quando você é autônomo ou empreendedor, muitas vezes é apaixonado pelo seu trabalho/empresa.

 

Trabalhar não é um fardo para nós, mas sim nossa paixão. Portanto, não contamos as horas e podemos trabalhar muito mais do que com um trabalho estável das 9h às 17h.

 

Ainda existem empreendedores tão apaixonados por seus negócios (ou muito sobrecarregados, eu não sei…) que começam seu dia de trabalho às 8 da manhã e às vezes podem trabalhar até às 23h da noite.

 

Você concorda que é impossível manter esse ritmo a longo prazo e que isso terá rapidamente consequências para a saúde ou a qualidade dos relacionamentos pessoais. Outros empreendedores não conseguem fazer essa separação.

 

Por exemplo, você pode definir que sua programação regular é das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, ou das 9h às 16h de segunda a quarta-feira, depois das 8h às 14h na quinta e sexta-feira.

 

Fora dessas horas de trabalho fixas, você não se permite trabalhar, a menos que haja uma situação de emergência.

 

O importante é simplesmente que você coloque uma determinada estrutura para garantir que esteja equilibrado e não caia em um extremo que prejudicaria sua vida pessoal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments