Agência de Marketing Digital Recife especialista SEO e Sites

O que é mapa de calor do site? Conheça!

A melhor maneira de medir como seus usuários realmente usam seu site é através de mapas de calor do site. E como alguns dizem: “Se você não pode medi-lo, não pode melhorá-lo”.

 

Mapas de calor

Então, hoje vamos ajudá-lo a descobrir como você pode tomar medidas para obter mais visitantes, conversões ou engajamento.

 

O QUE É UM MAPA DE CALOR?

 

Um mapa de calor mostra como os visitantes interagem com seu site e – igualmente importante – como eles não interagem.

Em estatística, é uma representação gráfica de dados onde os valores dos dados são mostrados como cores. Onde outros serviços como o Google Analytics mostram dados estáticos, como duração da sessão, os mapas de calor fornecem detalhes extraordinários sobre como seus usuários realmente usam seu site.

Isso significa que você pode identificar elementos do layout do seu site que merecem atenção e cuidado extras. O que é ainda melhor, o mapa de calor faz isso automaticamente para todas as suas páginas, imediatamente.

 

COMO FUNCIONAM OS MAPAS DE CALOR?

Em suma, o nível de interação ou engajamento altera as cores sobrepostas. Quanto mais atividade, mais vivas as cores se tornam – e vice-versa, menos atividade, mais fria a cor fica.

Um mapa de calor mostra onde as pessoas interagem com o seu site. Para mapas de calor do site, as interações são: clique, rolagem, movimento, atenção e localização geográfica. O rastreamento desses pontos de dados é todo tratado pelo Mapa de Calor.

 

POR QUE VOCÊ DEVERIA USAR MAPAS DE CALOR?

Todos os sites querem a mesma coisa: usuários satisfeitos. Usuários felizes compram mais, assinam mais ou consomem mais conteúdo.

O problema é descobrir o que deixa seus usuários felizes. Se você é um designer de experiência do usuário, um profissional de marketing, um analista digital ou um proprietário de produto, isso é ainda mais importante.

Você raramente conhece seus clientes. E mesmo que você saiba, eles podem não saber o que querem de um site ou podem não saber como expressá-lo.
No entanto, você ainda precisa entender a jornada do cliente como se estivesse sentado ao lado deles quando eles estão visitando seu site.

E um mapa de calor permitirá que você faça exatamente isso. Os mapas de calor medem as interações do usuário e as convertem em insights. Eles permitem que você veja todos os dados e identifique facilmente as tendências subjacentes – sem ter que analisar números ou comparar métricas.

Resumindo: você deve usar mapas de calor porque eles são intuitivos. No entanto, um bom mapa de calor analisa a floresta de dados e destaca questões e insights acionáveis que ajudam você a tomar melhores decisões de negócios.

 

QUEM PODE SE BENEFICIAR DO USO DE MAPAS DE CALOR?

 

A princípio,  os mapas de calor permitem que você identifique facilmente tendências na maneira como seus usuários interagem com seu site. Portanto, contém imenso valor para toda a sua equipe, mesmo que os membros individuais da equipe possam se concentrar em aspectos muito diferentes do site.

Mencionamos designers de experiência do usuário, profissionais de marketing, analistas digitais e proprietários de produtos anteriormente. No entanto, nós lhe daremos uma rápida visão de como esses grupos normalmente usam mapas de calor em seu trabalho.

Todas as quatro funções se beneficiam do rastreamento do motivo pelo qual os usuários:

Não estão convertendo;

Não consegue chegar a conteúdo importante ou ‘chamadas à ação’;

Distraia-se com elementos não importantes;

Detecte comportamentos inesperados, como usuários clicando em elementos que não são clicáveis.

Se os designs não atenderem às expectativas dos usuários, isso causará frustração e diminuirá drasticamente a chance de os usuários concluírem uma compra ou se inscreverem.

Teste novos designs (ou testes A/B) ou layouts de sites usando heatmaps para comparar o desempenho da página antes e depois de um redesenho do site (especialmente importante se você estiver adotando uma abordagem Lean UX).

 

MELHORES FERRAMENTAS DE MAPA DE CALOR

O software é muito útil para saber o que funciona em seu site ou aplicativo e o que não funciona.

Ele contabiliza visualizações de página e mostra quantos cliques um link ou botão recebe. No entanto, usando esses dados, você pode testar novas opções de layout em seu site para aumentar a quantidade de engajamento.

O objetivo final do software mapa de calor é manter os visitantes em seu site por mais tempo ou levá-los a um funil de conversão.

As ferramentas de mapa de calor podem identificar onde no seu funil tem os maiores pontos de desistência.

O comércio eletrônico se beneficia muito das melhores ferramentas de mapeamento de calor. Além disso, Quando se trata de aumentar o ROI, as ferramentas de mapeamento térmico eliminam as suposições sobre onde e quando os usuários saem do seu site.

 

1. MOUSEFLOW

A princípio, o Mouseflow tem tudo a ver com aumentar sua taxa de conversão e descobrir por que os visitantes sentem esses pontos problemáticos.

A repetição da sessão do Mouseflow mostra movimentos do mouse, cliques e atividade de rolagem em tempo real. Você pode filtrar e segmentar todas as suas sessões. Ou seja, Alguns filtros incluem localização, duração e fonte de tráfego. Você pode ver quais visitantes são novos ou estão retornando.

Os dados do mapa de calor mostram cliques, rolagem, atenção e geografia como dados. O Mouseflow faz funis. Contudo, isso mostra a jornada de um visitante de página em página. Cria relatórios sobre esses funis. Finalmente, você pode criar pesquisas com o Mouseflow.

 

2. CRAZY EGG

Crazy Egg faz instantâneos e gravações. Os instantâneos incluem mapas de calor, scrollmaps, sobreposições e relatórios de lista.

Para gravação, ele faz sessões individuais de visitantes. Você pode ver de onde seus visitantes estão vindo. No entanto, ele mostra os movimentos do mouse, em que os usuários clicam e onde pausam o mouse.

A princípio, também mostra os horários totais de visita. Você pode agrupar seus visitantes por categorias como novas ou mais ativas. Além disso, ele também mostra de qual dispositivo os visitantes vêm. Há testes A/B padrão.

O Crazy Egg tem um editor para que você possa fazer alterações rápidas na sua página. O Crazy Egg se integra ao Shopify, WordPress e muito mais.

 

3. CLICKTALE

A princípio  o, clicktale é uma plataforma de análise extrema. Combina os poderes da inteligência humana e de máquina.

Quando se trata de mapas de calor, o Clicktale faz no desktop e celular. Além disso, ele monitora os movimentos e cliques do mouse.

Ele permite que você compare conversões de visitantes bem-sucedidas a desistências. Além disso, há uma ferramenta de mapa de calor de atenção que mostra onde as pessoas se concentram e o que pulam.

Você também obtém análises completas sobre o desempenho de seus links. O Clicktale faz uma boa gravação de visitantes. No entanto, você pode filtrar as reproduções por visitante.

 

Por fim, as gravações da sessão também podem ser acionadas por certos eventos. Finalmente, você obtém testes A/B e muitas outras ferramentas de análise.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments